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[08] OFICIOS

Ju

Administrador

Ter Jul 09, 2024 12:42 pm


Oficios



Para alguns personagens até mais importante do que quais poderes ele tem acesso são a sua função na sua tripulação ou organização, isso é, seu Oficio. Afinal, o que seria de um personagem que sonha em desenhar o mapa mundi se não for um navegador? Quem procuraria o lendário All Blue se não um cozinheiro? Quem buscaria a cura para todas as doenças se não um médico? Se os sonhos são o alicerce de seus personagens, e no universo de One Piece eles geralmente são, então os Ofícios são muitas das vezes a forma do seu personagem realizar esse sonho e contribuir para que aqueles ao seu lado realizem os seus.

Cada personagem pode ter apenas um Oficio, afinal dominar um ramo de conhecimento já não é uma tarefa simples e mesmo dentro dessa área o personagem sempre vai descobrir que a mais o que aprender do que ele imaginava. Ainda sim é possível adquirir um ou mais Nakamas que poderão ter seus próprios Ofícios para auxiliar seu personagem (ver mais na regra de Nakamas).

Todos os Ofícios se dividem em 5 níveis: Amador, Versado, Profissional, Especialista e Lendário, os Ofícios tem pré-requisitos específicos para cada nível (o valor em Pericias se refere diretamente aos pontos investidos nas Pericias sem somar com os Atributos relacionados), e os personagens podem iniciar no maior nível que puderem cumprirem os requisitos, após isso, além de cumprir os requisitos ao evoluir o personagem se faz necessário ter passado pelo menos quatro aventuras desde a ultima evolução do Oficio. Os Ofícios existentes são:





Arqueólogo

Arqueólogo Amador
Pré-requisitos: Investigação +3, Lendas +3

— Podem decifrar Projetos e Receitas Antigas.

Arqueólogo Versado
Pré-requisitos: Investigação +5, Lendas +5

— São capazes de encontrar e decifrar Poneglyphs comuns.

Arqueólogo Profissional
Pré-requisitos: Investigação +7, Lendas +7

— Podem identificar Akumas no Mi a partir desse nível.

Arqueólogo Especialista
Pré-requisitos: Investigação +9, Lendas +9

— São capazes de encontrar e decifrar os Rio Poneglyphs.

Arqueólogo Lendário
Pré-requisitos: Investigação +13, Lendas +13

— São capazes de encontrar e decifrar os Road Poneglyphs.




Cientista

Cientista Amador
Pré-requisitos: Ciências Naturais +3, Lógica +3

— Podem criar Fórmulas Simples.

Cientista Versado
Pré-requisitos: Ciências Naturais +5, Lógica +5

— Podem criar Fórmulas Compostas.

Cientista Profissional
Pré-requisitos: Ciências Naturais +7, Lógica +7

— Podem criar Fórmulas Detalhadas.

Cientista Especialista
Pré-requisitos: Ciências Naturais +9, Lógica +9

— Podem criar Fórmulas Complexas.

Cientista Lendário
Pré-requisitos: Ciências Naturais +13, Lógica +13

— Podem criar Fórmulas Intrincadas.




Construtor

Construtor Amador
Pré-requisitos: Carpintaria +3, Forja +3

— Podem realizar a ação de Reparar Navio durante uma Batalha Naval.
— Navios feitos pelo personagem podem ter uma melhoria.

Construtor Versado
Pré-requisitos: Carpintaria +5, Forja +5

— Podem criar navios de Porte Pequeno.
— Navios feitos pelo personagem podem ter duas melhorias.

Construtor Profissional
Pré-requisitos: Carpintaria +7, Forja +7

— Podem criar navios até Porte Mediano.
— Navios feitos pelo personagem podem ter três melhorias.
— Podem reparar Dano Estrutural em navios.

Construtor Especialista
Pré-requisitos: Carpintaria +9, Forja +9

— Podem criar navios até Porte Grande.
— Navios feitos pelo personagem podem ter quatro melhorias.

Construtor Lendário
Pré-requisitos: Carpintaria +13, Forja +13

— Podem utilizar a ação de Reparar Navio mesmo naqueles que estão com a Estabilidade no nível Afundando.
— Navios feitos pelo personagem podem ter cinco melhorias.




Cozinheiro

Cozinheiro Amador
Pré-requisitos: Ciências Naturais +3, Sobrevivência +3

— Podem produzir 1d4 Lanches que fornecem +1 de Recuperação por 4 turnos.
— Podem criar receitas com um Ingrediente Gourmet.

Cozinheiro Versado
Pré-requisitos: Ciências Naturais +5, Sobrevivência +5

— Podem produzir 1d6 Lanches que fornecem +1 de Recuperação por 4 turnos.

Cozinheiro Profissional
Pré-requisitos: Ciências Naturais +7, Sobrevivência +7

— Podem produzir 1d6 Lanches que fornecem +2 de Recuperação por 3 turnos.
— Podem criar receitas com dois Ingredientes Gourmet.

Cozinheiro Especialista
Pré-requisitos: Ciências Naturais +9, Sobrevivência +9

— Podem produzir 1d8 Lanches que fornecem +2 de Recuperação por 3 turnos.

Cozinheiro Lendário
Pré-requisitos: Ciências Naturais +13, Sobrevivência +13

— Podem produzir 1d10 Lanches que fornecem +3 de Recuperação por 3 turnos.
— Podem criar receitas com três Ingredientes Gourmet.




Doutor

Doutor Amador
Pré-requisitos: Ciências Naturais +3, Primeiros Socorros +3

— Podem realizar Tratamentos de Emergência sem perder seu Deslocamento e Reação no turno.

Doutor Versado
Pré-requisitos: Ciências Naturais +5, Primeiros Socorros +5

— As ações do Tratamento de Emergência sofrem uma redução de um passo em suas Dificuldades.
— Pode identificar as características gerais da doença que está afetando um paciente.

Doutor Profissional
Pré-requisitos: Ciências Naturais +7, Primeiros Socorros +7

— Condições curadas com a ação de Estancar Sangramento, Tratar Queimaduras e Extrair Venenos são reduzidas em 2 graus e não apenas um.
— Pode criar a cura para doenças de grau Incomum.

Doutor Especialista
Pré-requisitos: Ciências Naturais +9, Primeiros Socorros +9

— As ações do Tratamento de Emergência sofrem uma redução de dois passos em suas Dificuldades.
— Pode criar a cura para doenças de grau Raro.

Doutor Lendário
Pré-requisitos: Ciências Naturais +13, Primeiros Socorros +13

— Podem realizar ações de Tratamento Emergencial como parte do seu Deslocamento, mantendo suas Reações e Ações livres no turno.
— Pode criar a cura para doenças de grau Nova Mutação.




Engenheiro

Engenheiro Amador
Pré-requisitos: Forja +3, Lógica +3

— Podem criar Projetos Simples.

Engenheiro Versado
Pré-requisitos: Forja +5, Lógica +5

— Podem criar Projetos Compostos.

Engenheiro Profissional
Pré-requisitos: Forja +7, Lógica +7

— Podem criar Projetos de Detalhados.
— São capazes de transformar outros em Cyborgue e realizar as atualizações de peças dos Cyborgues.

Engenheiro Especialista
Pré-requisitos: Forja +9, Lógica +9

— Podem criar Projetos Complexos.

Engenheiro Lendário
Pré-requisitos: Forja +13, Lógica +13

— Podem criar Projetos de Intrincados.
— São os únicos capazes de implementar as Altas Tecnologias nos Cyborgues.




Ferreiro

Ferreiro Amador
Pré-requisitos: Forja +3, Artes +3

— Podem restaurar a Durabilidade dos itens.

Ferreiro Versado
Pré-requisitos: Forja +5, Artes +5

— Podem criar Armas e Vestimentas de categoria Comum.

Ferreiro Profissional
Pré-requisitos: Forja +7, Artes +7

— Podem criar Armas e Vestimentas de até categoria Valiosa.

Ferreiro Especialista
Pré-requisitos: Forja +9, Artes +9

— Podem criar Armas e Vestimentas de até categoria Requintada.

Ferreiro Lendário
Pré-requisitos: Forja +13, Artes +13

— Podem criar Armas até categoria Lendária e Vestimentas até categoria Obra-prima.




Navegador

Navegador Amador
Pré-requisitos: Cartografia +3, Timonagem +3

— Pode rerrolar um Evento durante uma Navegação.

Navegador Versado
Pré-requisitos: Cartografia +5, Timonagem +5

— O dado para reduzir os posts de viagem com base na velocidade do barco é aumentado em um passo (d6 vira d8, d8 vira d10, d10 vira d12 e etc).

Navegador Profissional
Pré-requisitos: Cartografia +7, Timonagem +7

— Pode rerrolar três Eventos durante uma Navegação.

Navegador Especialista
Pré-requisitos: Cartografia +9, Timonagem +9

— O dado para reduzir os posts de viagem com base na velocidade do barco é aumentado em dois passos ao invés de um passo (d6 vira d10, d8 vira d12 e etc).

Navegador Lendário
Pré-requisitos: Cartografia +13, Timonagem +13

— Um barco orientado por um Navegador desse nível não se perde mais de sua rota em nenhuma hipotse.



Ju