Bem vindo

[14] Narração e Testes

Liezi

Administrador

Dom Jun 09, 2024 9:15 pm


Narração e Testes



Na maioria do momento a aventura vai se desenrolar com a descrição do narrador sobre a situação atual em que o personagem está e quais ações os personagens que não pertencem aos jogadores estão tomando e então os jogadores narraram como seus personagens reagem e agem perante isso. Mas em certos momentos apenas a narrativa não vai ser o suficiente para decidir o que acontece, ou em prol dela, pode ser interessante adicionar um fato aleatório no que acontece, é ai que entram os Testes.

Eles sempre seram feitos usando o valor de uma Pericia somada ao seu Atributo relacionado, o valor de um dado de vinte faces (abreviado para d20 daqui em diante) e um dado de vantagem ou desvantagem (que vamos explicar melhor adiante). As mecânicas de combate são uma exceção a essa regra, e por isso, serão abordadas em outro tópico de regras.

A dificuldade do teste obviamente pode ser decidida pelo narrador usando os fatores que ele julgar fazerem mais sentido, mas de forma geral as dificuldades seguem a tabela abaixo:

Teste Fácil: Dificuldade 12
Teste Moderado: Dificuldade 16
Teste Desafiador: Dificuldade 22
Teste Extremo: Dificuldade  28
Teste Lendário: Dificuldade 34

Vantagem ou Desvantagem

Uma vantagem, ou desvantagem, representa um ou mais fatores externos que influênciam um teste, talvez uma vantagem ou auxilio situacional que o personagem poderia não ter em outra tentativa de realizar a mesma tarefa ou então uma situação ou condição que lhe causa um impecilho que, de outra forma, não tornaria a tarefa tão árdua.

Entender como definir as vantagens e desvantagens pode se tornar dificil quando muitos fatores externos entram na jogada, isso pode acontecer com bastante frequência em combate, mas também pode ocorrer em testes mais rotineiros. De forma simples uma vantagem maior significa que o jogador deve rolar um dado de oito faces (abreviado para 1d8) e somar ao seu resultado, enquanto uma desvantagem significa que o jogador deve adicionar um dado de seis faces (abreviado para 1d6) na rolagem de dados e então subtrair o resultado da jogada. (Até esse momento você já deve ter presumido que usaremos a abreavição de 1d4 para o dado de quatro faces usado em Vantagens e Desvantagens Menores).

O que acontece é que apenas UM dado de vantagem OU desvantagem pode ser rolado em um teste, então como definir qual? As vantagens e desvantagens se anulam, logo, se um personagem jogaria um teste com uma vantagem menor e uma desvantagem menor, ele joga sem rolar nenhuma das duas, elas se anulam mutuamente, mas e quando existe uma discrepância dos niveis delas ou quanto existem mais de uma do mesmo tipo?

O raciocinio é simples e logo você pega o jeito, mas vamos usar a régua abaixo para entender melhor como essas situações funcionam:


V. Maior
+1d8

>

V.
+1d6

>

V. Menor
+1d4

>

Neutro
0

<

D. Menor
-1d4

<

D.
-1d6

<

D. Maior
-1d8


Observe que existe uma escala entre as Vantagens (representadas por um V.) e as Desvantagens (representadas por um D.), de forma simples, cada Vantagem Menor é 1 passo na escala para a esquerda, uma Vantagem normal são 2 passos e uma Vantagem Maior seriam 3 passos, o mesmo para as Desvantagens, indo para a direita.

Então, se por exemplo, temos uma Desvantagem Menor e uma Vantagem em um teste, eu vou dois passos para a esquerda e então retrocedo um para a direita, me posicionando na Vantagem Menor, que será a que eu irei usar no meu teste. Mesmo que acumule mais Vantagens ou Desvantagens do que o que é previsto na escala, o máximo que se pode obter em um teste é uma Vantagem Maior ou Desvantagem Maior.

— O narrador pode aplicar uma Vantagem ou Desvantagem de qualquer nível em um teste conforme ele julgar que é justo perante a narrativa, mas não podendo atribuir mais do que uma delas.


Liezi