Bem vindo

[02] Atributos e Status

Ju

Administrador

Qui Jun 06, 2024 3:15 pm


Atributos e Status




ATRIBUTOS

Os atributos são os elementos mais fundamentais que compõe o seu personagem, eles representam seus níveis de capacidades mais básicas, seja o quão forte, rápido, inteligente ou determinado é seu personagem. Ao todos eles são oito: Força, Destreza, Agilidade, Precisão, Prontidão, Astúcia, Reflexos, Poder.

Força é o atributo mais físico de todos, representa sua capacidade muscular e resistência física, a potência dos seus músculos e também a dureza dos seus ossos. Personagens que tem a Força como seu atributo predominante na obra são Edward Newgate, o Barba Branca e Kaidou.

Destreza é o atributo ligado a coordenação motora e a sutileza do movimento, representa o controle do personagem pelo do seu próprio corpo. Personagens que tem a Destreza como seu atributo predominante na obra são Brook e Mihawak.

Agilidade é o atributo ligado a velocidade física, representa o quão capaz um personagem é de percorrer rápidas distâncias e atingir sua velocidade máxima. Personagens que tem a Agilidade como seu atributo predominante na obra são Sanji e Carrot.

Precisão é o atributo que exprime capacidade de atingir um alvo com maestria mesmo as mais longas distâncias. Personagens que tem a Precisão como seu atributo predominante na obra são Ussop e Van Augur.

Prontidão é o atributo relacionado a atenção, concentração e noção sensorial do personagem. Personagens que tem a Prontidão como seu atributo predominante na obra são Nami e Katakuri.

Astúcia é o atributo conectado a inteligência e raciocínio do personagem, seja nas suas interações sociais ou na capacidade de desvendar problemas lógicos. Personagens que tem a Astúcia como seu atributo predominante na obra são Robin e Barba Negra.

Reflexos é o atributo que representa a velocidade de reação e os instintos do personagem diante do perigo. Personagens que tem a Reflexos como seu atributo predominante na obra são Zoro e Killer.

Poder é o atributo que representa o espirito e a vontade do personagem manifestadas, influência poderes como Akumas no Mi e Haki. Personagens que tem a Poder como seu atributo predominante na obra são Shanks e Luffy.

Os atributos se dividem em níveis dentro de uma escala que representam o quão qualificado é seu personagem, níveis esses que vão de debilitado, com uma total falta de capacidade, até o lendário, o maior nível de poder possível, comparável as figuras mais poderosas dos mares, homens tão rápidos que os olhos não conseguem acompanha-los e tão fortes que podem rachar um navio ao meio com apenas um soco.

Debilitado (+0):
"Você precisa que eu faça isso?"
Pode esquecer. Seu personagem não sabe nem por onde começar, melhor pedir para o cachorro fazer, ele vai se dar melhor.

Fracote (+1):
"Eu já fiz isso alguma vez na vida, como é que era mesmo?"
Bom, o jeito é confiar em sua intuição, esperamos que ela esteja um pouco acima de fracote.

Aprendiz (+2):
"Ei, eu estou aprendendo ok? É uma fase de se errar."
Alguém lhe explicou por cima como se faz isso porém seu personagem ainda precisa de um bom tempo até ter segurança no que está fazendo.

Novato (+3):
"Vamos ver o que eu posso fazer."
Seu personagem começou a entender a lógica da coisa, seu trabalho é simplesmente ok, nada de mais e talvez algumas coisas de menos.

Marujo (+4):
"Ah, eu aprendi a fazer isso."
Depois de algum tempo e esforço aprendendo, seu personagem consegue fazer isso com certo esforço e o resultado quase dá pro gasto.

Peixe-Pequeno (+5):
"Um dia após o outro, não é mesmo?"
Seu personagem utiliza sua habilidade rotineiramente, consequentemente alguma pequena prática foi conquistada.

Durão (+6):
"Nem perto de ser o melhor mas também longe do pior."
Seu personagem sabe o que está fazendo, entregando um trabalho mediano

Infame (+7):
"Calma aí, eu tô quase pegando a manha"
Seu personagem aprendeu a teoria e agora começa a testar maneiras mais efetivas, os esquemas não ensinados.

Lobo-do-Mar (+8):
"Cola em mim que é sucesso"
Seu personagem sabe o que está fazendo, entende algumas manhas e entrega um desempenho muito bom.

Peixe-Grande (+9):
"Peguei o esquema meu mano!"
Seu personagem tem capacidades notáveis pelos outros ao seu redor, sabe a teoria e adaptou a prática a melhor maneira ao seu corpo.

Campeão (+10):
"Cai pra dentro se tem coragem"
Seu personagem se sente muito confiante em qualquer competição que entrar, passaria por fases regionais e estaduais sem grandes problemas.

Monstruoso (+11):
"Você acha que está à minha altura?"
As habilidades de seu personagem assustam telespectadores civis, consegue criar até uma fama no blues em que demonstra suas habilidades.

Rei-dos-Mares (+12):
"A cada dia me torno melhor"
Seu personagem é uma referência de poder na própria grand line, provavelmente muitos desviam suas rotas para evitar cruzar com o seu caminho.

Lendário (+13):
"Eu sou o ápice das civilizações, o melhor dos melhores"
Seu personagem é o melhor dos melhores, a red line é fichinha para ele, não existem limites para suas capacidades.

STATUS

Em suma o recurso primário que representa a saúde e as reservas de energia do personagem que iram alimentar as mecânicas e atividades no jogo, os status são divididos em três: Vitalidade, Estamina e Espírito. Pontos de Status são definidos com base na raça do personagem, porém com o avanço dos níveis do personagem e ao evoluir certos Talentos os valores podem ser aumentados.

De forma básica cada Status é subdividido em níveis, cinco para Vitalidade e Estamina e três para Espirito, ao ter 3 pontos de Vitalidade, você tem 3 pontos em cada nível, e não ao todo, ou seja, ao tomar 3 pontos de dano sua vida não cairia automaticamente a 0, mas seu Status de Vitalidade iria de Saudável para Escoriado o que pode acarretar em debuffs.

Vitalidade:
Diz respeito a saúde física do personagem, sendo dividida em 5 estágios:

— Saudável: O ápice atual do personagem, não apresenta nenhum ferimento ou dor que afete suas capacidades.

— Escoriado: O personagem se sente bem, tem apenas um arranhão ali ou um roxinho aqui.

— Ferimentos Leves: O personagem está com dor, já pode apresentar cortes rasos e ossos quebrados. Qualquer condição física aplicado no personagem tem sua intensidade aumentada em um grau.

— Ferimentos Pesados: As coisas não estão nada fáceis para o personagem, cortes profundos, perfurações e até mesmo membros podem estar comprometidos nesse estágio. Qualquer condição física aplicado no personagem tem sua intensidade aumentada em dois graus.

— Morrendo: As flores estão a caminho, o último estágio, ao chegar nele o personagem está a um ponto de cair desacordado e caso a barra de morrendo caia a zero significa que o pior aconteceu. Cada turno que o personagem permanecer levantado nesse estágio custa 1 ponto de Estamina pelo esforço.

Energia: O animo, o fôlego de seu personagem, a disposição, basicamente se seu personagem ter energia para continuar se aventurando, separado também em 5 estágios.

— Descansado: Um ser revigorado, pronto para tudo que der e vier, o estado em que ele está melhor preparado para combate ou uma longa jornada.

— Desgastado: O dia já começou, algumas coisas já foram feitas, a disposição já não está a mesma de quando seu personagem acordou.

— Cansado: Ufa! O dia foi longo, a sua vontade agora é só encontrar um bom lugar para descansar caso possível. Todos os seus testes tem uma desvantagem menor garantida.

— Exausto: Seu personagem está próximo do seu limite, é melhor descansar agora, se forçar mais do que isso pode gerar consequências sérias. Todos os seus testes tem uma desvantagem garantida.

— Exaurido: Você encontrou o seu limite, não importa o quanto tente seu corpo já não aguenta mais, logo caíra desacordado. Todos os seus testes tem uma desvantagem maior garantida.

Espírito: O que seria de nós sem nosso espírito? Mede a força de vontade e resiliência mental do personagem, dividido em 3 estágios:

— Confiante: Seu personagem está com a corda toda, não existe nada incomodando seu espírito, nem sequer um pensamento ou voz.

— Temeroso: Seu personagem se encontra em estado de alerta, algo o incomoda, sua mente vagueia por algum medo ou incômodo. Qualquer condição mental aplicado no personagem tem sua intensidade aumentada em um grau.

— Abalado: O momento em que o mental começa a afetar o físico, algo realmente não sai da cabeça de seu personagem, se não processar esses sentimentos ou fazer algo para resolver o problema seu desempenho será afetado em todos os outros campos e a loucura já te dá um oi pela janela. Qualquer condição mental aplicado no personagem tem sua intensidade aumentada em dois graus.

Os Status podem ser recuperados com descanso e tratamento médico adequado, não iremos tabelar essa recuperação, de forma geral, é o narrador que dira quando foi possivel recuperar de uma cena para a outra dado a condições de descanso e cuidado médico (por questão de orientação: um momento de descanso consideravél, de horas, e o tratamento básico geralmente rende a recuperação de metade dos pontos consumidos, mas esse valor pode oscilar). De uma Aventura para outras os valores sempre irão se recuperar completamente.


Ju