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[22] Batalha Naval

Liezi

Administrador

Ter 2 Jul 2024 - 21:57


Batalha Naval



Mesmo sendo um elemento abordado com pouca frequência na obra original, é um elemento presente e que poderá ser bem mais rotineiro no fórum, afinal a batalha entre navios e suas tripulações é um elemento instingante e também presente na vida dos homens e mulheres que vivem nos mares.

De forma geral a Batalha Naval se dá da mesma forma que um combate normal entre os personagens, seguindo a mesma definição de Iniciativa e ordem dos turnos, as coisas mudam apenas nas açoes que podem e que precisaram ser realizadas pelos personagens para manusear, atacar e defender os navios.

Atacando com o Navio

Para realizar disparos com o Navio um dos personagens deve gastar seu turno mirando e realizando o disparo com os canhões, utilizando a mecânica padrão de Disparo para isso. O dano do ataque é baseado no atributo Poder Bélico do navio:

Poder Bélico - Ruim: 1 ponto de dano
Poder Bélico - Mediano: 2 pontos de dano
Poder Bélico - Bom: 3 pontos de dano
Poder Bélico - Excelente: 5 pontos de dano

Mas ao contrário de um teste oposto para se defender, a dificuldade para acertar um navio inimigo é com base no atributo Porte do mesmo:

Porte - Pequeno: Dificuldade Extremo (Valor Alvo 28)
Porte - Mediano: Dificuldade Desafiador (Valor Alvo 22)
Porte - Grande: Dificuldade Moderada (Valor Alvo 16)

— Ataques de Navio ignoram a redução de dano de estruturas.
— Um Navegador pode gastar seu turno para manobrar o navio fugindo da mira do ataque, assim impondo uma Desvantagem no teste de ataque.
— Um personagem pode optar por interceptar um disparo contra o navio, tomando o dano no lugar do mesmo sem poder usar uma mecânica defensiva.


Dano Estrutural

Personagens podem decidir atacar partes especificas do navio por si mesmos, e caso sejam capazes de ignorar o redutor de dano estrutural podem então aplicar um Dano Estrutural em um dos navios, isso é, destruir um dos componentes fundamentais para o funcionamento do navio. Caso optem por realizar o ataque usando os Disparos do navio a dificuldade do ataque passa a ser Lendária (Valor Alvo 34).

Os possivéis Danos Estruturais são:

Mastro Derrubado, Velas Danificadas

O navio perde dois graus no seu atributo Velocidade, se reduzido abaixo de Ruim fica impossibilitado de realizar ações de fuga.

Canhões Destruidos

O navio perde dois graus no seu atributo Poder Bélico, se reduzido abaixo de Ruim fica impossibilitado de realizar ações de Disparo.

Leme Avariado

Fica impossibilitado de manobrar o navio, não podendo mudar a direção e nem seu rumo.

Melhoria Comprometida

Destroi uma estrutura especifica fundamental para o efeito da melhoria, o navio perde a melhoria.

Reparos

Um Construtor é capaz de realizar uma ação de Reparo Emergêncial no Navio desde consumindo um Material de Carpintaria por uso da ação. Ao realiza-lo é capaz de recuperar 1d4 de Estabilidade do navio, Construtores de nível Profissional ou acima também podem reverter um Dano Estrutural ao invés de recuperar Estabilidade, desde que o Dano Estrutural tenha sido realizado a no máximo 2 turnos atrás.

Ao parar em um pier ou porto um Construtor pode então consumir um Material de Carpintaria para recuperar todos os pontos de Estabilidade e, sendo de nivel Profissional, todos os Danos Estruturais, com exceção das Melhorias Comprometidas que são perdidas (mas podem ser novamente reaplicadas pelo preço normal).

Navios que alcançaram o nivel de Estabilidade Afundando não podem mais serem reparados, a não ser por Construtores de nível Lendário.


Fuga

A qualquer momento o Navegador pode iniciar um processo de fuga, para isso o Navegador do navio que deseja fugir deve conseguir desengajar do outro navio ao realizar um teste de Timonagem oposto ao do Navegador oponente, em caso de vitória o Nevegador conseguiu desengajar.

Um navio da mesma velocidade pode optar por perseguir o outro navio, navios com uma velocidade maior podem novamente engajar o navio oponente em um novo teste de Timonagem. Todos os navios podem também desistir da tentativa de perseguir para realizar um último ataque.


Liezi


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